O Oscar 2010 acaba de ficar ainda mais interessante para os fãs de animação. Nesta quarta- feira a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou os nomes dos longa-metragens qualificados para disputar uma indicação na categoria Melhor Filme Animado – e a lista apresenta nada menos que 20 nomes. Desta forma, pela primeira vez desde 2002, cinco filmes animados disputarão o prêmio nesta categoria.
De acordo com as regras da Academia, para que o número de indicados passe de três para cinco é necessário que tenham sido lançados no mínimo 16 filmes elegíveis durante o ano, o que não vinha ocorrendo ultimamente. Desde que a categoria de animação foi criada, só vimos isso acontecer uma vez, quando LILO & STITCH, A ERA DO GELO, SPIRIT: O CORCEL INDOMÁVEL e PLANETA DO TESOURO perderam para A VIAGEM DE CHIHIRO há cerca de sete anos.
Veja abaixo a lista dos filmes que podem ser indicados ao Oscar 2010:
9 – A SALVAÇÃO
ALVIN E OS ESQUILOS 2
ASTRO BOY
CORALINE E O MUNDO SECRETO
EM DEFESA DA TERRA
A ERA DO GELO 3
OS FANTASMAS DE SCROOGE
O FANTÁSTICO SR. RAPOSO
O GOLFINHO – A HISTÓRIA DE UM SONHADOR
EL LINCE PERDIDO
MARY & MAX
MONSTROS VS. ALIENÍGENAS
PLANETA 51
PONYO
A PRINCESA E O SAPO
THE SECRET OF KELLS
TÁ CHOVENDO HAMBÚRGUER
TINKER BELL E O TESOURO PERDIDO
A TOWN CALLED PANIC
UP – ALTAS AVENTURAS
A lista de concorrentes evidencia a produção cada vez maior de longa-metragens animados. Este ano, tivemos filmes feitos através das mais variadas técnicas – desde o tradicional 2D até o motion-capture de Robert Zemeckis – , lançados por vários estúdios, e, vejam só – de diversas nacionalidades. É claro que a indústria americana ainda impera, mas entre os 20 nomes que disputam uma vaga na corrida pelo Oscar, também há obras como EL LINCE PERDIDO, animação espanhola que já ganhou prêmios no Festival de Animação de Montreal e no Goya (considerado o Oscar do cinema espanhol).
De acordo com a Variety, alguns estúdios andaram tomando algumas providências para que o número de indicações neste Oscar fosse maior. A Disney exibiu TINKER BELL em cinemas por uma semana apenas para classificá-lo, e a Fox pretende fazer o mesmo com o peruano O GOLFINHO – A HISTÓRIA DE UM SONHADOR. Outros filmes como THE SECRET OF KELLS foram classificados na última hora com o mesmo objetivo.
Mas ainda há a possibilidade (um tanto remota) de que estes esforços tenham sido em vão. Dos 20 filmes da lista, 7 ainda não foram lançados, e portanto a Academia não assistiu a eles. O comitê de avaliação se preocupa com vários aspectos, inclusive a qualidade os filmes – se um concorrente tiver uma nota menor que 7,5 numa escala e 6 a 10, ficará de fora da disputa.
Vale lembrar que, como se não bastasse essa novidade na categoria Melhor Filme Animado, os desenhos também têm grandes chances de conseguir uma indicação para Melhor Filme na premiação. Considerando-se que a Academia esticou o número de concorrentes desta categoria para dez, a probabilidade de uma animação ser indicada ficou bem maior. As apostas mais óbvias apontam para UP – ALTAS AVENTURAS… mas nunca se sabe.
A lista dos indicados ao Oscar 2010 só será divulgada no dia 2 de fevereiro.
Essa vai ser uma cerimônia do Oscar como já não se vê há muito tempo. Até agora só tivemos boas notícias!
Tem essa novidade de dez indicados na categoria Melhor Filme, o que talvez nos permita ver UP representando nóis lá no Kodak Theatre (ou, pelo menos, a adição de uns dois ou três blockbusters entre os candidadtos).
Depois anunciaram que os apresentadores deste ano vão ser o Alec Baldwin e o Steve Martin! O que também é sensacional, já que os três últimos (Jon Stewart, Ellen DeGenneres e Hugh Jackman) eram todos meio chatos.
Agora tem mais essa. Cinco indicados a melhor animação! E ESTE É O MOMENTO DAS APOSTAS, minha gente! Quem vocês acham que vai ser indicado? As minhas apostas são essas:
eu no tenho nem duvida de quem vai ganhar (caso nao ganhe na categoria de melhor filme, eu nao sei se pode ganhar na melhor animacao e na categoria melhor filme)o unico que tem pouca chances de ganhar e ponyo ou fantastico sr. raposo, mesmo assim a chance sao infimas. um filme que eu queria que fosse reconecido que eu gostei bastante foi '' Em defesa da terra'' apesar de ter um orcamento modesto e ter sido um super fracasso na bilheteria,um filme muito bom e so nao fez sucesso por causa que o fiilme nao consiguiu achar se publico alvo
É ISSO AÍ, MINHA GENTE… SAIU A LISTA DE INDICADOS AO OSCAR 2010!!
Melhor filme "Avatar" "Um Sonho Possível" "Distrito 9″ "Educação" "Guerra ao Terror" "Bastardos Inglórios" "Preciosa" "Um Homem Sério" "Up – Altas Aventuras" "Amor Sem Escalas"
Melhor diretor James Cameron, "Avatar" Kathryn Bigelow, "Guerra ao Terror" Quentin Tarantino, "Bastardos Inglórios" Lee Daniels, "Preciosa" Jason Reitman, "Amor Sem Escalas"
Melhor ator Jeff Bridges, "Crazy Heart" George Clooney, "Amor Sem Escalas" Colin Firth, "A Single Man" Morgan Freeman, "Invictus" Jeremy Rennet, "Guerra ao Terror"
Melhor atriz Sandra Bullock, "Um Sonho Possível" Helen Mirren, "The Last Station" Carey Mulligan, "Educação" Gabourey Sidibe, "Preciosa" Meryl Streep, "Julie & Julia"
Melhor ator coadjuvante Matt Damon, "Invictus" Woody Harrelson, "O Mensageiro" Christopher Plummer, "The Last Station" Stanley Tucci, "Um Olhar do Paraíso" Christoph Waltz, "Bastardos Inglórios"
Melhor atriz coadjuvante Penelope Cruz, "Nine" Vera Farmiga, "Amor Sem Escalas" Maggie Gyllenhaal, "Crazy Heart" Anna Kendrick, "Amor Sem Escalas" Mo'Nique, "Preciosa"
Melhor animação "O Fantástico Sr. Raposo" "Coraline e o Mundo Secreto" "Up – Altas Aventuras" "A Princesa e o Sapo" "The Secret of Kells"
Melhor roteiro original "Guerra ao Terror" "Bastardos Inglórios" "O Mensageiro" "Um Homem Sério" "Up – Altas Aventuras"
Melhor roteiro adaptado "Distrito 9″ "Educação" "In the Loop" "Preciosa" "Amor Sem Escalas"
Melhor filme estrangeiro "A Teta Assustada", Peru "A Fita Branca", Alemanha "O Profeta", França "Ajami", Israel "O Segredo de Seus Olhos", Argentina
Melhor direção de arte "Avatar" "O Imaginário do Dr. Parnassus" "Nine" "Sherlock Holmes" "A Jovem Victoria"
Melhor fotografia "Avatar" "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" "Guerra ao Terror" "Bastardos Inglórios" "A Fita Branca"
Melhor figurino "Brilho de uma Paixão" "Coco Antes de Chanel" "O Imaginário do Dr. Parnassus" "Nine" "A Jovem Victoria"
Melhor edição "Avatar" "Distrito 9″ "Guerra ao Terror" "Bastardos Inglórios" "Preciosa"
Melhor maquiagem "Il Divo" "Star Trek" "A Jovem Victoria"
Melhor trilha sonora "Avatar" "O Fantástico Sr. Raposo" "Guerra ao Terror" "Sherlock Holmes" "Up – Altas Aventuras"
Melhor canção original "A Princesa e o Sapo", com "Almost There" "A Princesa e o Sapo", com "Down in New Orleans" "Paris 36″, com "Loin de Paname" "Nine", com "Take It All" "Crazy Heart", com "The Weary Kind"
Melhor documentário de longa-metragem "Burma VJ" "The Cove" "Food, Inc" "The Most Dangerous Man in America" "Which Way Home"
Melhor documentário de curta-metragem "China's Unnatural Disaster: The Tears of Sichuan Province" "The Last Campaign of Governor Booth Dardner" "Music by Prudence" "Rabbit à la Berlin"
Melhor curta-metragem de animação "French Roast" "Granny O'Grimm's Sleeping Beauty" "The Lady and the Reaper" "Logorama" "A Matter of Loaf and Death"
Melhor curta-metragem "The Door" "Instead of Abracadabra" "Kavi" "Miracle Fish" "The New Tenants"
Melhor edição de som "Avatar" "Guerra ao Terror" "Bastardos Inglórios" "Star Trek" "Up – Altas Aventuras"
Melhor mixagem de som "Avatar" "Guerra ao Terror" "Bastardos Inglórios" "Star Trek" "Transformers – A Vingança dos Derrotados"
Melhores efeitos visuais "Avatar" "Distrito 9″ "Star Trek"
Pessoal, eu só tenho uma coisinha pra dizer. Uma coisinha de nada, mesmo, coisa rápida. Posso? Então lá vai:
CHUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUPAAAAA, A PRINCESA E O SAPO!!!!!!!!!!!!!!
Hahahahahahah!! Por favor, não me odeiem. É só que eu tô feliz pra caramba porque esta é provavelmente a lista de indicados ao Oscar que mais me agradou nos últimos anos.
OK… eu sei que UP não é um filme perfeito, existe muito filme animado melhor do que ele e que era mais merecedor dessa indicação a melhor filme (não este ano, tô falando dos outros anos), e UP só entrou aí porque esse ano a Academia botou dez indicados. Mas e daí? Não é legal pra caramba ver uma animação entre os 10 melhores filmes do ano, no "prêmio máximo" da indústria cnematográfica?
E o melhor de tudo é que poucas vezes as animações tiveram tantas indicações no Oscar. Além de Melhor Filme, UP também tá em Roteiro Original, Edição de Som e Trilha Sonora. O FANTÁSTICO SR. RAPOSO também tá em Trilha Sonora, e A PRINCESA E O SAPO tá com "Almost There" e "Down in New Orleans" indicadas a Melhor Canção.
Até eu, que sou um detrator de APeoS, fiquei feliz com a indicação dessas duas músicas que são ótimas. Só acho uma pena que a Academia tenha ignorado "(I Want to) Come Home", canção do filme "Estão Todos Bem" que é provavelmente uma das melhores feitas pelo Paul McCartney em muitos anos.
Também gostei pra caramba de ver o Oscar "fazendo as pazes" com o Tarantino, com Bastardos Inglórios sendo indicado a Melhor Filme, Melhor Direção e mais algumas. Assim como UP, já tá na cara que ele não vai ganhar, mas é legal vê-lo entre os indicados. Quando ouvi o nome "Bastardos Inglórios" no livestreaming do anúncio da Academia, não me contive e gritei um "AÊÊ, TARANTA!!!"
Bem, eu tô extasiado demais pra continuar comentando aqui. Depois eu volto com mais calma, e faço minhas apostas. Enquanto isso façam as de vocês!!
- UP SÓ ENTROU PORQUE PELA PRIMEIRA VEZ ESCOLHERAM 10 FILMES!!!
- ALÉM DISSO, TODO MUNDO SABE QUE DEVIDO À QUEDA ANUAL DE AUDIENCIA, A ACADEMIA QUER PRIVELIGIAR OS BLOCKBUSTERS PRA ATRAIR EXPECTADORES MAIS JOVENS.
- PRA FINALIZAR, É COSTUME DA @#&:$#+?}$ DA DISNEY NÃO VALORIZAR CAMPANHAS DE INDICAÇÕES DE SEUS PRÓPRIOS FILMES, EM DETRIMENTO DOS FILMES DA QUERIDINHA PIXAR.
To revoltado demais pra escrever agora. Vou passar o resto do dia xingando aqueles bandos de mercenarios da academia.
Pessoal, eu só tenho uma coisinha pra dizer. Uma coisinha de nada, mesmo, coisa rápida. Posso? Então lá vai:
CHUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUPAAAAA, A PRINCESA E O SAPO!!!!!!!!!!!!!!
Hahahahahahah!! Por favor, não me odeiem. É só que eu tô feliz pra caramba porque esta é provavelmente a lista de indicados ao Oscar que mais me agradou nos últimos anos.
Acho muito antiético de sua parte vir provocar os fãs desse filme num fórum de animação.
Todos nós sabíamos que A PRINCESA E O SAPO jamais seria indicado.
- UP SÓ ENTROU PORQUE PELA PRIMEIRA VEZ ESCOLHERAM 10 FILMES!!!
- ALÉM DISSO, TODO MUNDO SABE QUE DEVIDO À QUEDA ANUAL DE AUDIENCIA, A ACADEMIA QUER PRIVELIGIAR OS BLOCKBUSTERS PRA ATRAIR EXPECTADORES MAIS JOVENS.
- PRA FINALIZAR, É COSTUME DA @#&:$#+?}$ DA DISNEY NÃO VALORIZAR CAMPANHAS DE INDICAÇÕES DE SEUS PRÓPRIOS FILMES, EM DETRIMENTO DOS FILMES DA QUERIDINHA PIXAR.
To revoltado demais pra escrever agora. Vou passar o resto do dia xingando aqueles bandos de mercenarios da academia.
aceita Neoturbo, Up é a melhor animação desse ano, hashsahsahahshsahsahahshsa, o blockbusters entraram por que ele foram bom né???
não tem nenhuma blockbusters ai nestas indicaçãos que não sejam considerados nada menos que exelentes.
Avatar é um filme que eu não achei tudo aquilo que todo mundo fala, mais todo mundo esta AMANDO o filme, quem é eu para falar que o filme é ruim?
Distrito 9 é um dos melhores filmes desse ano.
Bastardos Inglorios não assisti ainda, mais estou louco para assistir.
Eu Nem preciso comentar de Up, né??
"é provavelmente a lista de indicados ao Oscar que mais me agradou nos últimos anos." (((2)))
Cara, nos ultimos anos a Academia tem privelegiado filmes de arte. As vezes que um Blockbuster entrou no páreo, conseguiram picos de audiencia (Titanic, Gladiador, SDA), então os caras aprenderam a lição.
Concordo que Distrito 9 é um ótimo filme, mas é outro exemplo que jamais seria indicado se mantivessem os criterios dos anos anteriores. Com 10 filmes no páreo e a exigencia de blockbusters, é provavel que todo ano tenhamos filmes animados entre os melhores. E já que é pra avacalhar, ano que vem vou torcer por Shrek 4.
Que coisa, por que Parcialmente Nublado não tá no páreo? Dos que estão concorrendo, todos são legais (menos o da Vovó O'Grimm que eu achei meio sem graça), mas na minha opinião nenhum é tão bom quanto o da Pixar. OK, vai ver que a Academia cansou dessa rotina de todo ano indicar um curta da Pixar e não premiá-lo.
No fim das contas, acho que minha torcida vai pra A Matter of Loaf and Death, do Wallace e Gromit. Não sei se gostei mais desse curta porque já tinha uma "afeição" maior pelos personagens, só sei que gostei mais dele.
TRILHA SONORA
Michael Giacchino em um de seus melhores trabalhos… seria um crime não dar esse prêmio pra ele.
EFEITOS VISUAIS
Sabe aqueles prêmios que já tão garantidos, tipo o de Melhor Animação que o UP vai levar? Então. Nesse aí é a mesma coisa. Avatar e acabou.
CANÇÃO ORIGINAL
Ih, cara, aí complica. Na minha opinião "(I Want to) Come Home" é melhor do que todas essas. Mas vá lá, acho que minha favorita entre essas cinco aí é "Down in New Orleans", ou talvez "The Weary Kind".
DIRETOR
Vamo, Taranta!!!!
Globo, sua safada. Pensa que já esqueci do desrespeito do ano passado? A humilhação que tive que sofrer por tua culpa, só porque sou um mero dependente da TV aberta? Não esqueci, não. E continuarei de amaldiçoando no dia 7 de março, quando provavelmente perderei os primeiros 40 minutos do Oscar por causa do Big Brother.
Up ganhou o prêmio do Sindicato dos caras da trilha sonora não? Será que Up derrota Avatar nesta categoria no Oscar, então? (O que eu acho justíssimo).
Ver Oscar na Globo vai ser fod's mesmo. Minha esperança é encontrar algum servidor online que aguente o tranco. Quem conseguir ver online, PELAMORDEDEUS, entre aqui e poste o link. Entrementes, parece que a rádio CBN Rio ou Minas vai transmitir a cerimonia ao vivo, entao da pra ouvir pela Web. Ja é melhor do que chupar o dedo durante 1 hora enquanto rola o BBB.
Em tempo: Estarei aqui torcendo com TODAS AS FIBRAS do meu ser pra que UP saia da cerimonia apelidado de DOWN.
No chance. Se fosse este o caso, ja estariam transmitindo. Estao apenas exibindo uns videos de divulgacao, mas o site oficial nunca exibiu a cerimonia em sí, alias, nao lembro de nenhuma emissora de TV de grande porte no mundo que tenha um canal oficial de distribuição pela web. Engracado que no caso das radios, ocorre exatamente o contrario: dificil é a radio que nao trasmite sua programação online.
Mas ja confirmei que a CBN Rio vai mesmo cobrir a festa. Se nao der pra assistir, pelo menos podemos ouvir.
Olá, pessoas!! Cá estou eu, pra falar bobagens, xingar a Globo enquanto o Big Brother não terminar, xingar a Academia quando meus favoritos não ganharem, E ESCREVER COISAS EM CAIXA ALTA!
Bem, tou ouvindo a CBN Rio. Pelo que entendi, tá rolando uma entrevista com o Joel Santana. WTF.
Na minha TV, não bastasse a Globo f%%er com o Oscar, meu pai insiste em ver o Pânico. WTF.
VAMO MICHAEL GIACCHINO! O PRÊMIO JÁ É TEU, GAROTO!
Eu tenho o péssimo hábito de fazer coisas úteis durante a semana, o que implica em acordar CEDO, portanto, não vou ficar até altas horas vendo uma coisa que todo mundo já sabe no que vai dar. E pior ainda, ver pra depois ainda ter que aguentar provocação do A.J. , que decerto se acha o maior responsável pelo sucesso de UP – Tanto que faz questão de esfregar qualquer besteirinha relativa ao filme na cara dos que preferem APeoS.